Transparência e Direito das Mulheres

A roda de conversa pretende discutir a (falta de) transparência de órgãos que produzem e disponibilizam dados relacionados à violência de gênero e direitos da mulher, como forma de apontar aprimoramentos necessários na melhoria dessas bases. A ideia é compartilhar três experiências de organizações da sociedade civil que tiveram dificuldade de acesso a informações de interesse público na área de saúde e segurança pública, que se interseccionam com violência contra a mulher e direitos das mulheres. A discussão abordará quais foram os caminhos utilizados para disponibilização desses dados e quais foram as lacunas observadas, com o objetivo de pensar em soluções para que o acesso a este tipo de dado seja melhor e com bases mais amigáveis, resultando em uma maior promoção do governo aberto e da participação social. Também haverá discussão sobre as dificuldades de acesso aos dados que anteriormente eram disponibilizados de forma fácil e que, com o novo governo, estão mais difíceis de serem disponibilizados, inclusive via Lei de Acesso à Informação. 

Lola Ferreira, jornalista formada pela PUC-Rio. Atualmente, é repórter da revista online Gênero e Número, primeiro veículo de mídia da América Latina especializado em gênero e jornalismo de dados. Os principais temas são direitos reprodutivos, educação, saúde e política. No veículo, integrou a equipe do Mapa da Violência de Gênero. Já passou por HuffPost Brasil, Record TV e Portal R7.

Júlia Rocha, assessora de Projetos no programa de Acesso à Informação da ARTIGO 19. É bacharela em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo e atualmente cursa especialização em Sociologia na Fundação Escola de Sociologia e Política. Já trabalhou em organizações do terceiro setor como Transparência Brasil, atuando junto aos projetos Tá de Pé e Achados e Pedidos, e Comunitas.

Amanda Rainheri, formada em jornalismo pela Universidade Maurício de Nassau (Uninassau) e integra o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação desde 2016. Atualmente, é repórter da editoria de Cidades do Jornal do Commercio, tendo passagem pelas editorias de Economia e Política.