Governo Aberto e Meio Ambiente: uma análise do contexto político brasileiro

Nos últimos meses, a agenda ambiental ganhou relevância na mídia nacional e internacional. Nesta mesa redonda, especialistas em política ambiental irão fazer uma análise sobre cada grande princípio de governo aberto (Participação Social; Transparência e Acesso à Informação; e Accountability) e sua conexão com a agenda ambiental no cenário nacional atual.

Ana Paula Valdiones, Mestra em Ciências e graduada em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo, coordena o Programa de Transparência Ambiental do Instituto Centro de Vida (ICV).

Bruno Vello, Graduado em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista e Mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. É analista de políticas públicas no IMAFLORA e tem experiência em pesquisa na área de accountability democrática e instituições participativas.

Paloma Costa, mora em Brasília, base do governo brasileiro, e é estudante do último semestre de Direito da Universidade de Brasília. Ela coordena o Grupo de Trabalho de Clima do Engajamundo, uma organização de jovens e para jovens, que acredita que mudando a si mesmo, seu entorno, somos capazes de mudar o mundo. Trabalha como Assessora no Instituto Socioambiental em matérias relativas ao direito socioambiental, incluindo a defesa dos Povos da Floresta. É co-fundadora do Ciclimáticos, um coletivo de ciclo-ativistas que documentam como as comunidades vulneráveis têm sido impactadas pelas mudanças climáticas e o que elas têm feito de iniciativas de adaptação e mitigação. Participa da Clínica Jurídica de Direitos Humanos da Universidade de Brasília no JUSDIV – Escritório Jurídico pela Diversidade Étnica e Cultural. Foi parte da delegação brasileira para a 24º Conferência das Partes da ONU (COP24), liderando a delegação de jovens, participou da delegação jovem que compareceu a Abu Dhabi Climate Meeting, coordenou a delegação de jovens do Engajamundo na última LAC Climate Week, que aconteceu em Salvador e agora está coordenando a delegação de jovens do Engajamundo para a COP25, de 2 a 13 de dezembro no Chile.

Vanessa Menegueti, Diretora e cofundadora do Instituto de Governo Aberto. Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo. Mestranda em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. Atuou na iniciativa de governo aberto da Prefeitura de São Paulo e na área de promoção da integridade da Controladoria Geral do Município. Atua em projetos de governo aberto, transparência e participação social junto a municípios.