Inteligência de dados sobre o Legislativo para ação cidadã

Neste painel, um coletivo de organizações apresenta o Parlametria, uma plataforma tecnológica open source que usa dados abertos e aplica ciência de dados e aprendizado de máquina para mostrar o que se passa no Congresso Nacional. Marcando o lançamento do projeto, as organizações discutirão os desafios para uso e análise dos dados do Congresso Nacional, as barreiras ainda existentes de transparência e as possibilidades de uso para advocacy das organizações sociais e cidadãos, ampliando o acesso essencial ao que decidirá suas vidas.

Fernanda Campagnucci – Open Knowledge Brasil
Fernanda Campagnucci é diretora-executiva da Open Knowledge Brasil. Graduada em Jornalismo e mestre em Educação, foi integrante da carreira de Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental na Prefeitura de SP, onde desenvolveu projetos de transparência e integridade pública desde 2013. Coordenou o Pátio Digital, iniciativa de governo aberto da Secretaria Municipal de Educação. É fellow de governo aberto da OEA e integrante da Rede de Líderes em Dados Abertos do Open Data Institute, de Londres.

Saulo Porto – Dado Capital
Saulo Porto é fundador da Dado Capital, um negócio de impacto dedicado à construção de plataformas de tecnologia que ajudem as Organizações da Sociedade Civil e os cidadãos a entenderem e incidirem com mais eficiência no processo de elaboração de leis e políticas públicas no Brasil. Durante 28 anos ocupou cargos ligados a questões regulatórias e de responsabilidade social em multinacionais. É diretor e membro do Conselho do Instituto de Oportunidade Social – IOS, onde também já atuou como presidente do Conselho, e também é parceiro de tecnologia e membro do Comitê Gestor da RAC.

Glaucia Barros – RAC
Glaucia Barros é diretora programática da Fundación Avina no Brasil e coordena a área de governabilidade democrática e bens públicos da fundação na América Latina. Avina é uma das articuladoras da RAC – Rede de Advocacy Colaborativo, uma plataforma colaborativa que reúne cerca de 60 organizações da sociedade civil para uma incidência democrática e republicana junto ao Parlamento Brasileiro para os temas socioambientais, de direitos humanos, nova economia e transparência e integridade.