Governo aberto como ferramenta para a defesa e garantia de direitos

A partir de casos concretos, as organizações convidadas e os participantes irão conhecer e refletir sobre o uso do governo aberto e das ferramentas de transparência, participação social e dados abertos para a conquista, garantia e defesa de direitos.

Camille Moura, Coordenadora de pesquisas da Open Knowledge Brasil. Bacharel em Políticas Públicas e em Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Mestranda em Ciência da Informação na Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou na Controladoria Geral do Município de São Paulo, coordenando as áreas de Fortalecimento de Gestão, Transparência Ativa e Promoção da Ética.

Janaina Homerin, Gerente Executiva da Rede de Justiça Criminal. Bacharel em Direito pela Universidade de Paris Nanterre. Mestre em Direito Internacional Público pela mesma universidade, com intercâmbio acadêmico na Universidad Pontificia Comillas de Madrid. Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), com intercâmbio acadêmico na Columbia University.

Janaína Penalva, Professora Adjunta da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre e Doutora em Direito pela Universidade de Brasília. Pós-Graduada em Direito e Bioética pela Universidade de Barcelona.

Laila Bellix, Diretora e cofundadora do Instituto de Governo Aberto. Gestora Pública pela Universidade de São Paulo. Mestre em gestão pública pela mesma universidade. Coordenou projetos de governo aberto na Prefeitura de São Paulo e na área de promoção da integridade da Controladoria Geral do Município (CGM). Integra a rede de Fellows em Governo Aberto da Organização dos Estados Americanos (OEA). 

Vanessa Menegueti, Diretora e cofundadora do Instituto de Governo Aberto. Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo. Mestranda em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. Atuou na iniciativa de governo aberto da Prefeitura de São Paulo e na área de promoção da integridade da Controladoria Geral do Município. Atua em projetos de governo aberto, transparência e participação social junto a municípios.